This awesome blogger theme comes under a Creative Commons license. They are free of charge to use as a theme for your blog and you can make changes to the templates to suit your needs.
RSS

Ser professor não é fácil não!!!!!



Professor, professor!!!!

Escola com aquele cheirinho de nova, pintada com esforço da comunidade, linda!!!! + aluno pré-adolescente mal acostumado e sem controle + professora (vice-diretora) revoltada diante de uma postura egoísta e mal educada = motivação certa com a atitude errada.

Foi isso o que aconteceu nessa escola do RS e poderia ter acontecido aqui mesmo do outro lado do Brasil em São Luis do MA ou em qualquer outro lugar onde tem aluno e professor.

Essa relação não é fácil e nunca foi. O professor tentando educar e o aluno querendo aproveitar a vida da melhor maneira quebrando todas as regras e lá no meio estão os pais, que muitas vezes não conseguem fazer o filho parar, mas também não tiram sua razão num momento como este, sabe aquela velha frase: "Mecha comigo, mas não mecha com meu filho!"? Pois é, nesse episódio dá pra gente refletir sobre muitas coisas tão comuns no cotidiano escolar:

  • Até que ponto vai a autoridade do professor?
  • Motivação certa leva a atitudes certas?
  • É fácil ter controle emocional diante do dia-a-dia tão estressante do professor?
  • O professor tem direito de errar?
  • O aluno pode fazer o quiser na escola?
  • Como conscientizá-los?
  • Até onde pode se disciplinar o aluno?
  • E os pais? Como devem agir diante de situações como esta?

Vejo que o importante é que cada ator desse processo cumpra o seu papel garantindo seus direitos e deveres, respeitando o outro. Converse com um professor e peça pra ele te contar o que já passou dentro da escola pra você ver, eu mesma já vivi situações na qual uma mãe quase me bate dentro da sala de aula no momento da chegada dos alunos, por que no dia anterior uma criança bateu no filho dela. Vou confessar uma coisa pra vocês, não é fácil ser agredido e não reagir, mas é a nossa obrigação como educadores! Senão a gente perde a razão. Pedi que ela descesse e aguardasse lá na coordenação que assim que chegasse alguém que pudesse ficar na minha sala eu iria coversar com ela, sabe o que ela disse? Não, eu vou resolver isso é aqui e agora! Ah, gente! Olhei para meus aluninhos de 4 anos, todos com as os olhos esbugalhados sem entender nada diante daquela gritaria e insisti para que ela aguardasse dizendo que ali não era nem o lugar certo e em a hora certa de conversarmos e com muita paciência ela foi até a sala da coordenação aguardar. Uma escola do município é um espaço público e como tal eu tenho meus direitos preservados, pensei em registrar um B.O. pela hummilhação que ela me fez passar, mas sabe de uma coisa? Jesus nos ensinou a perdoar e a entender o outro, foi o que busquei fazer!

Controle emocional é indispensável para o professor, o cotidiano da escola não é simples, mas quando a gente faz o que gosta com a motivação correta tudo fica menos pesado do que relamente é.

O ambiente escolar é composto por vários atores, todos humanos, com defeitos e qualidades, frustrações e problemas, amores e decepções...todos gente e como tal cheios de complexidade e de superações, por isso afirmo que a escola é um lugar que respira aprendizado e a sala de aula é somente um local no qual isso acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário