Porteiro é agredido em pleno exercício de suas funções sabe onde? Isso mesmo na escola!
Mas peraí, não é na escola onde buscamos preparar os alunos para enfrentar questões como essas? E o vizinho "engenheiro" que se incomodou com barulho das crianças brincando, espera que tipo de som vindo de uma escola?
Bem, não irei discutir se ele mereceu ou não ser preso pelos insultos, mas que tipo de proveito a equipe pedagógica poderia tirar dessa situação. Será que tem alguma? Tem sim, é nesse momento que podemos aproveitar para discutir sobre o preconceito e o multiculturalismo garantido na LDB. Conversar com as crianças, levar a uma reflexão é um papel importante do professor nesse momento, quem sabe até desenvolver um projeto sobre o tema já que agora teria mais significado por terem passado tal experiência.
Outra coisa importante seria conversar com os vizinhos conscientizando-os do papel sa escola naquela comunidade, promover palestras, convidá-los para fazer parte como voluntários...esse trabalho coletivo que deve ser desenvolvido no Projeto Político-Pedagógico da escola pode ser estreitado nesse instante.
A escola não pode se calar diante de situações como estas. Ignorar os problemas que acontecem com a comunidade e nela própria faz com que a instituição escolar perca a credibilidade como formadora de opinião e de cidadãos ativos no meio em que vivem, a escola não pode se sentir inibida diante de situações como estas, antes transformar a pedra bruta em diamante!

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